Celular e WhatsApp
(19) 99702-0126

NONNONA, uma obra prima made in Japan


               De tempos em tempos, surge um produto no mundo dos quadrinhos que atinge a aura de clássico, o mangá NONNONBA de Shigeru Mizuki é um destes achados e que graças a editora Devir, agora temos ela publicada no Brasil.  Esta obra foi escrita em 1977 e só publicada n o Japão em forma de mangá em 1992, e no Brasil em 2019, ou seja, esperamos mais de 40 anos para ter essa obra prima em língua portuguesa.

                O trabalho autobiográfico de Mizuki é um retrato histórico do Japão de 1931, onde através dos olhos de dois personagens, NONNOMBA (que significa mulheres religiosas e idosas) e da criança chamada Shigeru. Há temas universais, como o primeiro amor, amizades, disputa de contra garotos rivais. No meio disso há muito do contraste do novo Japão versus o antigo Japão feudal. Em cada página, que de tão interessante passa num piscar de olhos, aprendemos lições, o impacto que a tuberculose causou nas famílias, o mercado de tráfico humanos de meninas para se tornarem Gueixas, e o abandono dos idosos, muitas vezes, largados a fome, no meio de tempos conturbados.

                Só por isso, o trabalho já poderia ser considerado uma obra prima, mas o autor foi muito mais longe. Através das histórias e crendices da idosa NONNOMBA, conhecemos muito das lendas japonesas, chamadas Youkais.

                Youkais são manifestações espirituais, nem sempre maléficas, que podem aparecer em forma de demônios, fantasmas ou monstros gigantescos. Os traços do autor são impressionantes, as vezes, os personagens parecem cartuns quando expressam alguma emoção ao mesmo tempo que os cenários de fundo são pinturas detalhadas de um Japão antigo, mas maravilhoso.

                O autor faleceu em 2015, quando completara 95 anos, deixando várias obras importantes. Com a publicação deste trabalho pela Devir, e sua acessibilidade ao grande público, talvez seja uma oportunidade de novas publicações de Shigeru Mizuki.

                Uma nota para este trabalho de 1 a 10, avaliando roteiro, desenhos e edição brasileira: 10.

Fotos

Cadastre-se e receba nossas novidades


Email: steinfilmes@me.com
(19) 9 9702-0126
Paulínia/SP
© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados.